7 dicas para ir ao ginecologista

Existem muitas mulheres não gostam nem de falar em ir á uma consulta com o ginecologista, parece até que ele é um bicho de sete cabeças que vai maltrata-las. 


Mas ao contrário disto esta consulta é muito importante para que todas nós possamos cuidar bem do nosso corpo. Este profissional que estudou sobre as peculiaridades do corpo humano feminino, pode diagnosticar alguma coisa que não esteja funcionando bem em nosso corpo, e nos ajudar a resolver o mal funcionamento da melhor forma possível, de acordo com o nosso organismo.



Aí surgem as dúvidas, como se preparar para o dia da consulta, o que vai acontecer, será um médico ou uma médica, preciso me depilar, tenho que usar ducha vaginal antes... enfim, várias questões pairam sobre a cabeça da mulher que nunca foi ou foi uma vez ou outra. Então vamos esclarecer algumas delas:

  1. DEPILAR PELOS PUBIANOS: Os pelos desta região além de proteger indica também a quantidade de hormônios femininos. Por isso o mais indicado deve ser apara-los, e a depilação deve iniciar 3 dedos acima do clitóris e dois nas laterais. Assim você continua se protegendo e seu médico não terá dificuldades para avaliar clinicamente a região.
  2. RELAÇÕES SEXUAIS: o ideal é deixar pra depois da consulta, pois o esperma ou camisinha alteram o PH vaginal e podem prejudicar uma avaliação clinica.
  3. FAZER XIXI: procure fazer antes da consulta, pois pode ser que sinta algum desconforto com os exames clinicos, como por exemplo se o médico precisar apalpar a região da bexiga. Não esfregue o papel higiênico neste momento, apenas toque o papel de forma a absorver o resíduo de urina, pois se ficarem pedacinhos do papel na região serão retirados pelo ginecologista com uma solução de soro, o que poderá constrange-la na consulta.
  4. DUCHA VAGINAL: não use a ducha em nenhuma consulta ao ginecologista, a não ser a pedido médico. Se houver necessidade de avaliação na região por motivos de coceira, corrimento, odor forte ou somente por rotina, os danos causados pela ducha poderá interferir em um resultado real e verdadeiro para sua saúde, permitindo diagnósticos equivocados.
  5. MENSTRUAÇÃO: Isto você mesma pode avaliar, pois sabe qual o motivo da consulta. Se sabe que  pelo motivo haverá necessidade de avaliação clinica genital, então procure agendar a consulta para outra data, caso contrário não há o menor problema nisto.
  6. QUEIXAS: Seja esta sua primeira consulta ou não, se tiver como anotar suas queixas é bem melhor. Mesmo que não as leia para o médico, mas guarde para lembrar delas antes de entrar no consultório médico. Desta forma não deixará passar algum detalhe importante para o diagnóstico final do médico.
  7. MÉDICO OU MÉDICA: Esta decisão é sua, porém não há muita diferença entre os dois. Independente de serem homem ou mulher, são profissionais e devem aptos a tratar os assuntos relacionado á saúde da mulher igualmente.
Não fique ansiosa ou com medo, nenhum médico ginecologista são maus, os procedimentos clinicos é que algumas vezes incomodam mais pra algumas mulheres que para outras, todas nós temos sensibilidade e organismos diferentes, então não pense que, porque para alguma mulher doeu pra você doerá também. Fique calma, vá relaxada, tranquila, converse com seu médico, esclareça suas dúvidas e se for necessário algum procedimento, algumas mulheres se sentem melhor sabendo do que se trata, então peça ao médico que lhe explique o que é, pra que serve e como será. Lembre-se que é melhor prevenir e do que depois ter que remediar ou quem sabe numa situação mais dificil "tirar fora". Então cuide-se! O melhor para manter tudo em ordem é alimentar-se bem, praticar exercicios, beber muita água e ser feliz. Assim você irá ao ginecologista menos vezes e necessitará muito menos ainda de medicamentos.

E você vai ao ginecologista com frequência?

Priscila Guedes

Comentários

OS DESTAQUES

Bolo de chocolate bem escuro

Você já fez colposcopia?

Sua sala de estar cumpre o objetivo dela na casa?