11 dicas para economizar no supermercado
Você fica horrorizada quando faz a compra e percebe que o valor total não corresponde com a quantidade comprada?
Então você precisa de ajuda para resolver isto!
Muitas vezes só percebemos que compramos algo supérfluo, quando vemos que está lá a algum tempo sem uso ou quem sabe até estragou e não comemos! Isto muitas vezes causa até frustração, pois só aí percebemos porque a compra havia ficado com um valor tão alto, sem necessidade.
Bom, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a mudar esta situação:
- Receitas: muitas vezes fazemos tudo de cabeça, sem qualquer planejamento do que vamos cozinhar na semana ou no mês para comer. A dica é: invista um tempinho pra ler receitas que você gosta ou gostaria de preparar durante a semana. Com certeza seu cardápio semanal ficará mais atrativo e você poderá se planejar para comprar somente o necessário, sem desperdícios. Pense em receitas básicas mesmo, que com um tempero ou ingrediente diferente pode deixar seu prato mais saboroso ou com alguma novidade.
- Planejamento: faça planos, mesmo que não coloque no papel, o que seria mais ideal, mas se você for boa nisto, planeje ir ao mercado no dia certo para economizar, por exemplo em dia de promoções. Na hora certa pra não gastar muito tempo em filas. Se precisar levar alguém pra te ajudar, combine antes e não leve pessoas que te façam gastar mais. E planeje bem sua lista de compras conforme as receitas que for fazer.
- Açougue: tenha sempre um lugar de confiança pra comprar estes itens, quer seja no mercado ou fora dele. Aproveite descontos e promoções. Compre com antecedência para o mês ou no minimo 15 dias. Congele, mas antes, embale em porções conforme suas receitas, lembrando sempre de colocar datas de validade e nome da peça.
- Etiquetar: Sempre que fracionar alimentos, não se esqueça de colocar o nome dele e a data de validade, para não comer produto vencido ou acabar perdendo espaço, dinheiro e tempo tendo que jogar o produto fora.
- Alimentos frescos: aproveite os legumes, verduras e frutas que podem ser congeladas, compre em quantidades, fracione e congele-os, quando precisar deles é só descongelar e usar.
- Bolsa térmica: em dias quentes ela ajuda bastante a manter a temperatura dos alimentos refrigerados ou congelados quando for as compras e evita a perda.
- Crianças: não leve crianças para fazer compras, elas não tem noção de quantidade e qualidade e uma das estratégias de vendas dos supermercados é ganhar as crianças pelo olhar, fazendo você gastar mais. Use seu planejamento!
- Não saia com fome! Pra conseguir fazer compras econômicas, coma antes de sair.
- Quantidades: quando você compra não perecíveis (farinha, açúcar, feijão, sal) no atacado sempre sai ganhando, pois economiza a longo prazo. Mas não esqueça de sempre verificar a validade dos produtos.
- Promoções: Seja sensata e compre apenas o que precisa. Tome cuidado com as promoções que ficam expostas fora dos corredores, pois você não consegue avaliar os preços das outras marcas e dizer se realmente vale a pena. Quando for olhar as prateleiras, lembre-se que os produtos estão nas mais baixas e também nas mais altas, avalie sua necessidade.
- Teste: veja se outros produtos que tem valores menores também não podem atender igualmente suas necessidades. Pode ser que esteja pagando mais caro por algo que outra marca faria igual ou quem sabe até melhor para o que você precisa especificamente. Analise!
Não é tão difícil economizar, mas você precisará mudar alguns hábitos que podem fazer toda a diferença.
Como você costuma economizar no mercado?
Priscila Guedes
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário