Porque é tal dificil desapegar-se

Todas nós já pensamos 10 vezes antes de se desfazer de um objeto, porque pensamos: "Será que eu não vou precisar dele algum dia?" E isto vai se acumulando, pois se pensarmos desta forma para todas as tralhas que tivermos, imagine como ficará nossa vida e a nossa casa!


Mas vamos pensar um algumas coisas que podem nos ajudar:

  1. Objetos e pessoas são coisas diferentes, amar um objeto é diferente de amar uma pessoa. Você não ama um objeto e sim a pessoa a quem aquele objeto pertenceu. Ele te lembra aquela pessoa, mas esta pessoa, que já se foi, está guardada em seu coração e não naquele objeto. Por isso, não se fruste por se desfazer dos objetos que foram de pessoas que já não está mais você. Se ficar acumulando muitas coisas por este motivo, sua familia, que você ama também, como ficará em meio a tantas coisas que não tem utilidade.
  2. Guarde o que é util e importante pra você e sua familia. Pergunte a si mesma: "Qual a utilidade e importancia daquele objeto pra vocês dentro de casa? Você ou alguém da casa usou ele no ultimo ano? Ele está quebrado a quanto tempo e você ainda não decidiu se irá usa-lo se for consertar? Ou você tem condições de conserta-lo? Talvez o custo seja muito alto pra consertar e você deixa mais um objeto parado aí ocupando um espaço na casa que poderia ser de algo mais util pra você ou sua familia. Quem sabe até, exagerando um pouco, ele não está até acumulando insetos. Mas e se você ganhou algo de presente e não quer nem tirar da caixa para não quebrar se for usar? Saiba que um dia todos nós partiremos e se você, que ganhou o presente, não usa-lo, que sentido terá se você partir e outro usar? Abra a embalagem, use, veja se é util e importante mesmo, desocupe o lugar que ele está guardado. Não faça seus objetos, serem inúteis também.
  3. Pense no que você precisa agora! É muito diferente você guardar algo que não pode usar por um período devido a saúde, falta de dinheiro, viagem, ou outro motivo temporário, e guardar por que acha que um dia vai precisar ou usar, como por exemplo: guardar um violão, porque um dia quando você tiver tempo, quer fazer um curso e aprender a tocar, sabendo que pelos próximos cinco anos de faculdade você terá quase nenhum tempo pra pensar em outro curso. Pense bem se daqui cinco anos, com tantos outros projetos, ainda terá este desejo, ou quem sabe, mesmo que o tenha, será que não valerá a pena comprar um violão mais atual. Isto é só um exemplo pra fazer você pensar no que é importante e vale a pena guardar e o que não é.
  4. Compra mais e mais e mais! Antes de comprar algo que não vai usar, pense no espaço que ele vai tomar em sua casa e em sua vida, na manutenção que você terá que dar, na real utilidade que ele terá pra você, sua casa e sua familia e se ele vale o dinheiro que gastará com o beneficio quer trará. Isto tudo para não deixar mais um objeto parado acumulando pó e espaço dentro de casa. Vale a pena avaliar!
  5. Apego! Esta é a palavras que traduz seu sentimento para não destralhar. Medite nela! Porque você está apegado a tal objeto? Porque você realmente não quer deixa-lo? O que neste objeto te faz quere-lo tanto? Ele é util? Ele é importante até que ponto? Ele não poder ser mais util ou importante para outra pessoa? Ele está acumulando insetos? Ele está ocupando o espaço de algo novo que você poderia ter? 

Reflita sobre estes pontos tenho certeza que encontrará motivos para desapegar-se.
Você poderá perceber que viver com menos, poder ser muito mais vantajoso pra você e sua familia!

Gostou? Então deixe seu comentário e nos diga como este post te ajudou.

Priscila Guedes

Comentários

OS DESTAQUES

Bolo de chocolate bem escuro

Você já fez colposcopia?

Sua sala de estar cumpre o objetivo dela na casa?