Árvore de Natal

A árvore de natal que hoje é o pinheiro, tem uma origem bem interessante, segundo alguns sites!




Eu encontrei na net muitas versões sobre a origem dela, mas a deste site "Boas Novas", estava um pouco mais completa, então vejam um trecho, e se quiserem dêem uma passada por lá, leiam o conteúdo completo.
"A árvore de natal é de origem germânica. No tempo de São Bonifácio, foi dotada para substituir os sacrifícios ao Carvalho sagrado de Odin, adorando-se uma árvore em homenagem ao Deus-menino.

No Carvalho sagrado de Odin, eram colocados presentes, para que as crianças pegassem, fato parecido com o que acontece hoje nas festas de Cosme e Damião, em que as pessoas oferecem doces e presentes à criançada.
Odin era um deus da mitologia germânica, chamado também de Wotan. Era considerado o demônio do mundo. Tinha dois irmãos, Vili e Vé. Segundo a lenda, Odin e seus irmãos mataram o gigante Ymir e de sua carne formaram o mar; dos ossos, criaram as montanhas; dos cabelos, fizeram as árvores; e do seu crânio, a abóbada celeste. Fizeram, ainda, de dois troncos de árvore, o primeiro par humano, Ak e Embla. Esta é uma explicação groseira que o inferno usa para substituir os atos da criação que o nosso Deus realizou, tal como descritos em Gênesis I.
A principal função "divina" de Odin era a de deus da guerra; trazia na mão a lança Gungir, cujo golpe nenhuma força poderia conter, e montava o cavalo Sleipnir, que tinha oito patas, e no qual cavalgou até Yggdrasill, árvore onde se sacrificou, para si mesmo, pendurado por uma lança nesta "Árvore do Mundo"(ou "Grande Árvore").
Ele tinha, ainda, o Dom de tomar múltiplas formas. Quando surgia como humano, adquiria as feições de um homem barbudo, caolho, usando um chapéu de abas largas e se envolvia numa vasta capa.
Como os "santos" romanos não conseguiam acabar com esta adoração fetichista, trocaram a adoração à "Árvore do Mundo" pela árvore de natal."

Eu nunca tive uma árvore de natal, não por crença religiosa e tal, mas porque, apesar de acha-la até bonita, ela nunca me fez falta e também nunca me chamou atenção o suficiente para querer gastar até R$2.000,00 (valor de uma grande) só para decorar a casa por alguns dias. Confesso que não vejo muito sentido e utilidade nisto, mas respeito quem não pensa desta forma.
Quanto ao que diz o trecho do site "Boas Novas", citado acima, eu não acredito. Prefiro pensar que é somente um objeto de decoração como já disse. Algo que nesta época do ano se vende bem, e por isto é ótimo para o comércio, e que, é uma pena que muitos interpretam este objeto como um simbolo do nascimento de cristo, pois Ele deve ser adorado pelo que é e em toda sua plenitude, não precisa de símbolos ou objetos pra isto.

E você? Qual sua opinião?


Priscila Guedes

Comentários

OS DESTAQUES

Bolo de chocolate bem escuro

Você já fez colposcopia?

Sua sala de estar cumpre o objetivo dela na casa?