A oferta de Caim


Sempre que oferecemos algo a alguém, pensamos que estamos fazendo o melhor, que é a nossa boa ação e que este alguém só vai agradecer. 
Ás vezes para conseguir oferecer algo a alguém, teve um preço, não custou barato. E novamente o que se espera é que este alguém somente agradeça. Pode ser até que digamos não precisa agradecer, ou que na verdade não esperamos nada em troca, mas no fundo é o que esperamos, mesmo que não seja com um "Muito Obrigado", mas talvez com um gesto, quem sabe.
Nosso coração não fica tão feliz assim, se não houver um gesto de agradecimento. Por mais que tentamos não demonstrar.

Foi o que aconteceu com Caim, entregou a sua oferta ao Senhor, mas Deus não atentou para ela. E quando Deus atentou para a oferta de seu irmão, percebeu que todo o seu trabalho não tinha um valor tão significativo assim. Ou seja, tinha para ele (Caim), mas não para Deus. 
Seu coração se entristeceu e isto demonstrou em seu rosto, ele não conseguiu disfarçar.

Gostaria de atentar somente para este pedacinho da história, pois fala muito aos nossos corações. 

Quando, muitas vezes, buscamos fazer o melhor por alguém, mas parece que o nosso melhor não era o bastante, ou o suficiente. O nosso melhor não agradou tanto quanto o trabalho que deu para entrega-lo.
Parece que o preço foi desvalorizado! Justamente por quem nós mais queríamos agradar!

Isto é terrível, não é mesmo?
  • Pode ser que um pai ou uma mãe estão tentando dar ao filho o melhor, e o que eles tem recebido em troca é somente desobediência. Não é assim que acontece em muitas famílias.
  • Pode ser que uma esposa ou esposo tem feito sempre o melhor para o outro, e o que eles percebem é que o outro nunca reconhece ou nunca está agradecido, por que parece que nunca está bom o bastante.
  • Pode ser que o filho faz de tudo para agradar os pais, mas nunca é o suficiente.
  • Pode ser que na igreja, o irmão se esforça tanto, se dedica o máximo para ver o trabalho prosperar, mas ninguém percebe ou se importa.
  • Pode ser que no trabalho, o funcionário chega sempre no horário, faz todo seu trabalho com esforço e com prazer para ver tudo bem feito, mas quem ganha as honras não é ele.
Quer dizer que tudo foi em vão?

Depende de você.

Mas poderíamos nos perguntar antes se o que queremos tanto entregar, é mesmo o que a pessoa quer ou precisa receber.

E saber o que o outro precisa receber é muito difícil. 

Não conhecemos o que se passa no coração de cada pessoa, é como disse em um post anterior sobre o Ice Berg, não podemos saber o que passa na profundidade do coração do outro. Lá é um lugar que só Deus conhece. Podemos ver superficialmente e assim tomarmos alguma atitude, mas na sua profundidade é impossível.

Deus conhecia o coração de Caim, tanto que vocês puderam ver como ele reagiu ao permitir se entristecer seu coração.

Para nos relacionarmos com pessoas, e isto acontece todos os dia em nossas vidas, precisamos buscar em Deus sabedoria, conhecimento, orientação. Entregamos ao nosso próximo todos os dias uma oferta. 
Ao levantarmos da cama com nosso cônjuge, por exemplo, o que ele espera receber de nós? E nossos filhos? E quando chegamos na empresa, o que o nosso patrão está esperando receber?
Não temos como descobrir se não tivermos a orientação de Deus em nossas vidas. 
Muitos filhos se perdem na vida por que os pais, pensando que estavam dando o melhor, somente os ajudarão a serem desobedientes, mal agradecidos e quem sabe frustrados.

Primeiramente, nossa oferta deve agradar a Deus, para que possa atingir seu objetivo quando entregarmos a alguém. Deus conhece nosso coração e o do outro também. Sabe quais as nossas necessidades e o que precisamos. Ele nos orientará a entregar o nosso melhor a quem desejamos, mesmo que seja um beijo, na hora de levantar de manhã.

Não podemos nos esquecer que tudo é para honra e glória do "Seu Nome"!

Que todos nós possamos buscar em Deus, todos dos dias, sabedoria para entregar ao nosso próximo sempre ofertas de amor que agrade a Deus.

Priscila Guedes

Comentários

OS DESTAQUES

Bolo de chocolate bem escuro

Você já fez colposcopia?

Sua sala de estar cumpre o objetivo dela na casa?