Vídeo Laparoscopia

Este procedimento é muito utilizado no diagnóstico de doenças no interior do abdômen. Simples, rápido e com menos cortes.



Muitas mulheres ainda se assustam quando o ginecologista informa sobre este procedimento, mas saibam que ele é menos invasivo que os procedimentos antigos.


Normalmente ele é solicitado nas seguintes situações:
  • Endometriose
  • Mioma
  • Cisto
  • Dor pélvica aguda ou cronica
  • Aderências genitais - (laqueadura tubária)
  • Diagnóstico de infertilidade
  • Entre outros...
Por ser tratar de uma mini cirurgia, sem a necessidade de grandes incisões, a paciente tem menor tempo de recuperação, menos dor no pós operatório, menor risco de infecção, melhor resultado estético e retorno mais breve as atividades cotidianas. Sem falar que como os sintomas são menores, reduzem também a necessidade de analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos e o tempo no hospital, tornando a alta mais rápida e com menos riscos e custos hospitalares.


A Clinimater explica detalhadamente como funciona e trouxemos para que você possa conhecer:

"Procedimento: Após uma avaliação médica completa, que inclui exame ginecológico e uma avaliação pré anestésica, o exame é realizado sob anestesia geral.
Assim que a paciente estiver adormecida, uma pequena incisão é feita no interior da cicatriz umbilical. Uma agulha é colocada e através dela é feita a insuflação do abdômen com gás carbônico. O gás empurrará as alças intestinas para cima, longe dos órgãos genitais, permitindo a inserção de uma ótica acoplada a uma micro-câmera com o monitor.
Esta micro-câmera aumentará a visão em até 20 vezes, podendo avaliar com precisão as trompas, ovários e útero.
Nos casos de esterilidade, um aparelho colocado pela via vaginal, injetará dentro do útero uma solução colorida, que mostrará por transparência o trajeto tubário, e a sua permeabilidade.
Quando o procedimento estiver terminado, apenas um ponto será dado na incisão do umbigo e suprapúbica, colocando-se apenas um Band-Aid como curativo.
Se alguma anormalidade for notada, pode ser corrigida e a laparoscopia diagnóstica se torna cirúrgica.
A Clinimater é a primeira clínica de Santos a utilizar a videolaparoscopia ginecológica, tendo realizado mais de dois mil procedimentos."
Fonte: Clinimater
 E você já passou por este procedimento? Conte-nos como foi.

Priscila Guedes

Comentários

OS DESTAQUES

Bolo de chocolate bem escuro

Você já fez colposcopia?

Sua sala de estar cumpre o objetivo dela na casa?