Doenças respiratórias

OUTONO E INVERNO

As estações das doenças respiratórias


Imagem: delas.ig.com.br

É muito comum nesta época a ocorrências de aglomeração de pessoas em ambientes fechados por conta do frio. O ar está ficando mais seco, o nível de poluição sobe e as quedas de temperaturas são constantes. Tudo isto influência para que a respiração fique afetada. Pra quem tem uma vida sedentária, sofre com estresse constante e a alimentação está desequilibrada, com certeza tem mais possibilidade ainda de sofrer com doenças respiratórias.
A gripe e o resfriados são as doenças mais frequentes e comuns neste periodo, mas a pneumonia, rinite, sinusite e a asma também podem agravar muito se não forem bem tratadas.

Consultar um médico é sempre importante para evitar o agravamento das doenças, mas você também pode tomar algumas atitudes para manter seu corpo livre e longe destas doenças. Veja como:
  • Lave e seque bem as roupas ao sol, principalmente as roupas de frio e os cobertores que ficaram guardados durante as estações mais quentes do ano, pois podem ter fungos acumulados;
  • Cuide bem da sua alimentação nesta estação. Beba bastante liquido. Faça uma dieta equilibrada com alimento ricos em proteinas e vitamina C, principalmente as citricas, como laranja, limão, acerola e abacaxi, além de verduras como couve, alface e agrião.
  • Faça exercicios fisicos, especialmente ao ar livre. Para ajudar o pulmão e estimular suas atividades, principalmente a sua capacidade respiratória, faça natação, corrida ou caminhada.
Imagem: mulherbeleza.com.br
  • Evite ficar muito tempo em locais fechados, principalmente se tiver aglomeração de pessoas. Deixe o ambiente sempre ventilado;
  • Tome muito cuidado ao mudar de ambientes quentes para frios, como por exemplo: sair ao relento de madrugada ou sair da cozinha e ir para fora em dias frios ou com chuva.
Os primeiros sintomas que se sente quando algo não está bem são: dores no corpo, febre, tosse e congestão nasal. Se você percebeu que não está bem, procure um médico e não tome antibióticos ou remédios sem prescrição médica. Isto é muito importante!

Estas doenças normalmente são fáceis de curar, porém se você não tomar as precauções e atitudes corretas, poderá agrava-las sem perceber. Cuide-se!

Priscila Guedes

Comentários

OS DESTAQUES

Bolo de chocolate bem escuro

Você já fez colposcopia?

Sua sala de estar cumpre o objetivo dela na casa?